Crimes Cibernéticos

         Apesar de todos os benefícios proporcionados pela internet, muitos problemas foram criados.
         No Brasil, os principais crimes envolvem pedofilia, divulgação de conteúdo racista e preconceituoso, fraudes bancárias e crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação).
         A falta de leis no país dificulta o trabalho da polícia, devido a necessidade de autorização para rastrear o IP do suspeito. Além disso, os criminosos são mascarados pelo anonimato, a principal ferramenta para os crimes online.
         De modo geral, os principais problemas são a pedofilia online, a criação de empresas fantasma e outros tipos de fraude, a divulgação sem direitos autorais e o cyberbullying. Esses problemas atingem grande parte da população, e muitas vezes os criminosos não são encontrados. Aprenda nesse blog maiores detalhes sobre cada um dos problemas.

         Também existe a falta de ética online, o que chamamos de Cibervadiagem ou cyberslacking, que acontece quando um estudante ou funcionário visita sites de relacionamentos, mensagens, blogs, e-mails, etc. em horários impróprios. Os funcionários, que gastam cerca de 6 horas na internet durante o horário de trabalho, podem prejudicar a empresa com vírus ou falta de produtividade. A cibervadiagem não é um crime, mas é um problema grave.