segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pirataria na Internet

Ao mesmo tempo em que a Internet aumenta consideravelmente as oportunidades de venda de produtos e serviços, também cria novas oportunidades de apropriação indevida de softwares. Por exemplo, em 2009, 41% dos softwares instalados são ilegais.

A Internet permite a transmissão de arquivos entre computadores e com um perigo menor de rastreamento. É tão comum hoje em dia fazermos download de arquivos sem pensar nos direitos autorais, simplesmente baixamos o arquivo e utilizamos. Porém, isto não é certo, pois a maioria destes arquivos está lá sem a permissão do dono.
A disponibilização de arquivos protegidos por direitos autorais e sem autorização dos donos é crime, que pode ter pena de 3 anos.
40 bilhões de arquivos ilegais foram baixados em 2008. Esse número alarmante é uma ameaça para as gravadoras de música, já que 95% dos downloads são referentes à música. No Google existem mais de setecentos mil sites para download, e a maioria possui conteúdo ilegal. Os mais conhecidos são: Rapidshare, Megaupload, 4shared e Easy-Share.

A pirataria é um problema grave que afeta a vida de muitas pessoas, e por isso deve ser evitada. O internauta não deve expor materiais sem a devida autorização, deve denunciar a divulgação de materiais ilegais e os pais devem advertir as crianças sobre os riscos e supervisionar os downloads feitos em casa.
         A pirataria faz com que a oferta de empregos diminua, com que o estado deixe de arrecadar, deixa o país com uma imagem comprometida mundialmente e faz com que os impostos sejam elevados. Por isso, prefira fazer downloads de arquivos legalmente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário