domingo, 3 de outubro de 2010

Fraude Online

        A fraude é um esquema criado para obtenção de ganhos pessoais, e esse crime foi facilitado pelo uso da internet. Os criminosos criam sites falsos, parecidos com links conhecidos e verdadeiros, na esperança de que o internauta digite errado e caia na sua armadilha. Também criam vírus para capturar informações, como o cavalo de tróia.   

        Itens de fácil revenda são utilizados em empresas fantasma, onde o internauta encomenda um produto, paga e não o recebe. Muitas vezes, nesses sites, os cartões são clonados e utilizados em atividades variadas, e até que o internauta perceba ou consiga cancelar o cartão, pode ter muitos prejuízos.
        Em muitos sites, como os de bancos, existe o ícone de segurança, um cadeado no canto da página, que representa a validade do site e que o mesmo pode ser acessado sem riscos.

        As fraudes trazem sérios prejuízos para o país. O governo norte-americano, em 2009, perdeu mais de três bilhões de dólares, e no Brasil, o governo perde em cerca de quinhentos milhões por ano.
        Se você for uma vítima, registre na delegacia mais próxima, e se a sua senha do banco for roubada, procure uma agência e siga as orientações dadas.
        Para se proteger, o internauta não deve fazer compras em sites desconhecidos, ter atenção ao digitar links, procurar as lojas em mecanismos de busca, associando com palavras como fraude, confiança e recomendação, procurar a avaliação da loja, não deve clicar em links enviados por e-mail ou sites de relacionamento, não deve fornecer dados pessoais e cartão bancário para sites desconhecidos, desconfiar de ofertas muito baixas, não utilizar computadores de terceiros para efetuar a compra e verificar se o link possui o ícone de segurança.   
        A fraude é um problema que atinge muitas pessoas, mas que com cautela, pode ser evitada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário